domingo, 21 de agosto de 2011

Jornal do PET 37 - 2ª Edição

E o jornal do PET 37 teve sua 2ª edição. Na última sexta feira (19/08/2011) o grupo de notícias que é composto por: Willian, Alexandre, Rodrigo, Michaella, Gabriella, Matheus e Leonardo com a participação especial da Nathália (Grupo do Blog) exibiram as seguintes notícias:





Notícia - Atualidade


A homofobia e Heterossexismo


A homofobia, que significa MEDO AO IGUAL são atitudes e pensamentos negativos relacionados a lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e pessoas intersexuais. Essas atitudes se referem à antipatia, desprezo, preconceito, aversão e medo irracional.
Essa doença é analisada como um comportamento crítico e hostil, que pode levar a pessoa a cometer uma violência.
“A homofobia é como o racismo, o antissemitismo e outras formas de intolerância na medida em que procura desumanizar um grande grupo de pessoas, negarem a sua humanidade, dignidade e personalidade.”, disse a autora Coretta Scott King, que é contra a homofobia.
Esse termo homofobia é utilizado para descrever uma maneira de se distanciar das relações afetivas e sexuais entre pessoas que possuem o mesmo sexo, um grande ódio entre os homossexuais e até mesmo da discriminação anti-homossexual.

O que é heterossexismo?


Muitas pessoas não conhecem o termo heterossexismo por ele ser recente, geralmente é utilizado junto com o “sexismo” e “racismo” para informar uma força paralela, que suprime os direitos as lésbicas, gays e bissexuais. O heterossexismo é uma atitude mental que categoriza para depois, injustamente, analisar como inferior todos os cidadãos.

Manifestações da vítima de homofobia
  • Tentativas de mudar a sua orientação sexual.
  • Sentir que nunca se é “suficientemente bom”.
  • Pensamentos obsessivos ou comportamentos compulsivos.
  • Fraco sucesso escolar ou profissional como forma de ser aceito.
  • Desenvolvimento emocional ou cognitivo atrasado.
  • Baixa autoestima e imagem negativa do próprio corpo.
  • Desprezo pelos membros mais “assumidos” e “óbvios” da comunidade Gay, Lésbica, Bissexual e Transgender.
  • Desprezo por aqueles que ainda se encontram nas primeiras fases de assumir a sua homossexualidade.
  • Negação de que a homofobia, o heterossexismo, a bifobia, a transfobia e o sexismo são de facto problemas sociais sérios.
  • Tentativas de passar por heterossexual, casando, por vezes, com alguém do sexo oposto para ganhar aprovação social ou na esperança de “se curar”.
(Notícia apresentada por Rodrigo)

Noticia – Saúde 

AIDS – Formas de contágio 

A sigla AIDS significa Síndrome da Imunodeficiência é transmitida de diversas formas. Como o vírus está presente no esperma, secreções vaginais, leite materno e no sangue, todas as formas de contato com estas substâncias podem gerar um contágio. As principais formas detectadas até hoje são: transfusão de sangue, relações sexuais sem preservativo, compartilhamento de seringas ou objetos cortantes que possuam resíduos de sangue. A AIDS também pode ser transmitida da mão para o filho durante a gestação ou amamentação.

Principais Sintomas da AIDS

Como já dissemos, um portador do vírus da AIDS pode ficar até 10 anos sem desenvolver a doença e apresentar seus principais sintomas. Isso acontece, pois o HIV fica "adormecido" e controlado pelo sistema imunológico do indivíduo. Quando o sistema imunológico começa ser atacado pelo vírus de forma mais intensa, começam a surgir os primeiros sintomas. Os principais são: febre alta, diarreia constante, crescimento dos gânglios linfáticos, perda de peso e erupções na pele. Quando a resistência começa a cair ainda mais, várias doenças oportunistas começam a aparecer: pneumonia, alguns tipos de câncer, problemas neurológicos, perda de memória, dificuldades de coordenação motora, sarcoma de Kaposi (tipo de câncer que causa lesões na pele, intestino e estômago). Caso não tratadas de forma rápida e corretas, estas doenças podem levar o soropositivo a morte rapidamente.
Formas de Prevenção
A prevenção é feita evitando-se todas as formas de contágio citadas acima. Com relação à transmissão via contato sexual, a maneira mais indicada é a utilização correta de preservativos durante as relações sexuais. Atualmente, existem dois tipos de preservativos, também conhecidos como camisinhas: a masculina e a feminina. Outra maneira é a utilização de agulhas e seringas descartáveis em todos os procedimentos médicos. Instrumentos cortantes, que entram em contato com o sangue, devem ser esterilizados de forma correta antes do seu uso. Nas transfusões de sangue, deve haver um rigoroso sistema de testes para detectar a presença do HIV, para que este não passe de uma pessoa contaminada para uma saudável.

 (Notícia apresentada por Nathália)

Notícia – Mercado de trabalho



Mercado de trabalho dá oportunidade para quem busca primeiro emprego
Segundo os especialistas em recursos humanos, o setor de serviços é o que oferece mais chances para quem procura o primeiro emprego.
Eles já passaram pelo vestibular e agora querem alçar voos mais altos. Não têm experiência, mas estão cheios de vontade. O momento é bom para quem busca o primeiro emprego. As vagas de estágios estão abertas e aumentou o índice de contração de jovens. É tanta disputa por essa mão de obra que tem empresa buscando estudante no segundo ano da faculdade.
Pelo sorriso e descontração, não parece tão difícil para um jovem enfrentar o primeiro emprego. Certo? Errado. “Começam a pedir as coisas, às vezes você nem sabe o que é. Dá medo, insegurança e medo de errar”, conta o balconista Anderson Luís de Oliveira.
Inseguros ou não, eles foram à luta. O Brasil registrou recorde no número de pessoas que conseguiram o primeiro emprego. Este ano já foram mais de 1,6 milhão de contratações. “Foi uma surpresa”, disse uma jovem. “Pretendo crescer na empresa”, contou outro jovem.
Quem contrata quer isso mesmo: determinação, profissionalismo e identificação com a política da empresa. “Aquele ele tenha uma boa educação e que ele vista, de fato, a camisa da empresa”, aponta o dono da papelaria, Benedito Caturelli.
As empresas têm pressa e nem sempre podem esperar que o profissional termine o curso e só então passe a trabalhar. Algumas saem na frente e já começam a treinar os estagiários. Uma delas abre todos os anos 50 novas vagas para químicos, zootecnistas, engenheiros agrônomos e veterinários.
A analista de recursos humanos, Juliana Martini, cuida do treinamento da turma que chega, às vezes, ainda cursando o segundo ano de faculdade. “Atualmente os profissionais capacitados e qualificados já estão empregados. Eles já estão nas empresas. Fica difícil para a gente conseguir esses profissionais no mercado para a gente poder contratar”, conta.
Ludmila Pedroza, 23, concluiu zootecnia e junto com o diploma veio à vaga definitiva em uma das maiores indústrias de produtos veterinários do país. Tem um ótimo salário, vários benefícios e um sonho conquistado. “Não esperava. Nossa área é bastante difícil de conseguir e eu conseguir entrar em uma empresa logo de cara. Foi maravilhoso para mim”, comemora.
Sorte não basta na disputa pelo primeiro emprego. Quem chega para uma entrevista precisa conhecer bem a empresa e saber o que quer, com segurança e postura profissional. “É você também ter bem claro quais são suas capacidades que você vai colocar a serviço da empresa. Por exemplo, se você tem disponibilidade de horário, se você tem algum conhecimento, ainda que não tenha experiência, que você pode colocar a serviço da empresa”, orienta a consultora de RH, Regina Gonçalves.
Segundo os especialistas em recursos humanos, o setor de serviços é o que oferece mais chances para quem procura o primeiro emprego.
(Noticia apresentada por Michaella)






Nenhum comentário:

Postar um comentário